COMEMORAÇÃO DO DIA DA BANDEIRA NA GUARNIÇÃO FEDERAL DE JOÃO PESSOA

O Comando do 1º Grupamento de Engenharia realizou na manhã de 19/11, uma solenidade militar em comemoração ao Dia da Bandeira, com a participação de militares do 16º Regimento de Cavalaria Mecanizado, 15º Batalhão de Infantaria Motorizado, 23ª Circunscrição do Serviço Militar, Hospital de Guarnição de João Pessoa e Companhia de Comando do 1º Grupamento de Engenharia. Participaram da cerimônia, ainda, autoridades civis, militares, representantes de escolas e integrantes da Força Expedicionária Brasileira.

Além de homenagear a Bandeira Nacional, a solenidade teve como objetivos fortalecer o sentimento patriótico, contribuir para a formação do caráter militar e do espírito de corpo, realizar a confraternização com a comunidade local, e estimular o conhecimento a respeito deste Símbolo Nacional.

Como parte da cerimônia foram incineradas bandeiras julgadas inservíveis, encaminhadas ao quartel pela Procuradoria Geral da União, Companhia de Bebidas da Américas (AMBEV) e Escola Municipal General Rodrigo Otávio.  Na ocasião, houve uma homenagem ao patrono do 1º Gpt E, com a aposição de corbélia de flores no busto do General Lyra Tavares. Também foram entregues kits cívicos, contendo Bandeira e Revistas Recrutinha, para os representantes da Escola Municipal General Rodrigo Otávio, Colégio Geo Sul, Colégio Geo Tambaú, Escola Municipal Doutor Moacir Dantas e Escola Estadual Professor Pedro Augusto Porto Caminha.

A Bandeira do Brasil, Símbolo Máximo da Pátria foi instituída pelo Decreto Lei nº 4, de 19 de novembro de 1889, ou seja, quatro dias após a Proclamação da República. Ela e os demais Símbolos Nacionais (o Hino, o Selo e as Armas Nacionais) representam a nossa Nação, livre, imponente e soberana, e são merecedores de todo o nosso respeito.